• Como Ler Mais e Melhor
  • Posts
  • Política Segundo a Bíblia: Quais são os princípios que todo cristão deve conhecer?

Política Segundo a Bíblia: Quais são os princípios que todo cristão deve conhecer?

"Tenho a convicção de que Deus pretendia que a Bíblia oferecesse orientação para todas as áreas da vida, inclusive no tocante ao modo como os governos devem atuar." Wayne Grudem

As igrejas devem exercer alguma influência na política? Pastores devem pregar sobre temas políticos? Existe somente um posicionamento "cristão" em relação a questões políticas? A Bíblia traz algum ensinamento a respeito de como as pessoas devem votar? Essas são as perguntas que estão no topo da contracapa do livro Política Segundo a Bíblia, de Wayne Grudem.

No momento em que escrevo essas palavras (Novembro de 2022) estamos vivendo um momento de muita tensão aqui no Brasil. Acabamos de passar pelo período de eleições e as pessoas estão expondo suas ideias políticas com convicções cada vez mais evidentes.

Recentemente, vi um vídeo de crianças que não tinham mais de 5 anos de idade falando o que pensavam a respeito de candidatos à presidência. Com essa idade, eu sequer sabia o que era política, eleições e coisas do tipo, mas hoje vivemos no mundo da informação, onde basta uma pergunta ao Google que logo recebemos todo tipo de informações e respostas possíveis. E está lá, ao alcance de todos, à distância de um clique.

Diante disso, é triste ver como as pessoas estão se perdendo em meio a tanta bagunça política. Discussões calorosas inundam as redes sociais, brigas entre amigos e familiares, pessoas que se tornaram especialistas no assunto da noite para o dia, e por aí vai.

Num momento tão delicado, com ânimos tão alterados por todos os lados, o livro Política Segundo a Bíblia foi uma leitura que me fez pensar a respeito do tema com muito mais tranquilidade e de modo muito sadio, fazendo novas perspectivas surgirem ao esclarecer o papel e posicionamento da igreja sobre um assunto tão espinhoso.

Política Segundo a Bíblia, publicado pelas Edições Vida Nova, com 191 páginas, é uma edição parcial de uma obra completa sobre o tema, que tem cerca de 600 páginas. Sendo americano, na obra original Wayne Grudem fala muito de assuntos relacionados ao contexto político norte-americano em que vive. A edição publicada no Brasil é a primeira parte da edição original, trazendo fundamentos políticos à luz da Palavra de Deus, princípios que todo cristão deve conhecer, independente de sua nacionalidade.

Franklin Ferreira diz que esse livro deve estimular o leitor a engajar-se no debate sobre o que a Bíblia ensina a respeito da relação entre o cristão e o Estado, e os desdobramentos éticos que surgem a partir daí, e trabalhar para "formular respostas radicalmente bíblicas às questões levantadas, de acordo com o contexto brasileiro”.

Sobre suas intenções, Wayne Grudem diz:

"Escrevi este livro porque tenho a convicção de que Deus pretendia que a Bíblia oferecesse orientação para todas as áreas da vida, inclusive no tocante ao modo como os governos devem atuar!" (p. 15)

Mais adiante ele continua:

"Meu propósito central na presente obra não é ser liberal ou conservador, democrata ou republicano, mas apresentar uma cosmovisão e uma perspectiva bíblicas sobre questões de política, lei e governo." (p. 16)

Considerando o tema, as motivações e propósitos do autor, não é difícil concluir que este é um livro direcionado a todas as pessoas que desejam ordem e progresso, com uma sociedade próspera, agradável e produtiva, com menos criminalidade, mais liberdade e felicidade ao viver de acordo com a Palavra de Deus.

"Os princípios e ensinamentos da Bíblia contêm sabedoria proveitosa para todas as nações e para todos os governos. Portanto, procurei ter em mente que pessoas de outros países talvez leiam este livro e o considerem útil para a formulação de seus próprios posicionamentos quanto às questões políticas com que se deparam em suas nações." (p. 19)

O primeiro capítulo é dedicado a descrever 5 visões a respeito do cristianismo e governo. De acordo com o autor, essas visões são claramente equivocadas e prejudiciais.

  1. O primeiro ponto de vista equivocado é a visão de que o governo civil deve obrigar as pessoas a apoiar ou seguir determinada religião.

  2. A segunda visão incorreta defende a ideia de que o governo deve excluir a religião. Lugar de crença religiosa é em casa e deve ser praticada discretamente.

  3. A terceira visão equivocada alega que todos os governos são perversos e demoníacos.

  4. A quarta visão argumenta que a igreja deve se dedicar ao evangelismo, e não à política.

  5. Por último, a quinta visão inapropriada declara que a igreja deve se dedicar ao evangelismo, e não à política.

Wayne Grudem apresenta diversos argumentos defendendo os motivos pelos quais ele acredita que cada uma dessas visões são incorretas, sempre tendo os ensinamentos bíblicos como fundamento.

No segundo capítulo, o autor propõe uma alternativa melhor às 5 visões anteriores: uma influência cristã expressiva sobre o governo civil. O cristão deve procurar influenciar o governo civil conforme os padrões morais de Deus e conforme os propósitos de Deus para o governo revelados na Bíblia. São citados diversos exemplos do Antigo e do Novo Testamento de como essa influência pode e deve ser exercida.

O que a Bíblia como um todo ensina a respeito do governo civil? Qual é a origem do conceito de governo? Qual deve ser a finalidade do governo? De que maneira devem-se escolher os governos? Qual é o melhor tipo de governo? Quais são as responsabilidades dos governantes? Essas são algumas perguntas que o autor responde no terceiro capítulo.

O quarto e último capítulo apresenta ao leitor a importância de começar suas reflexões e iniciar a tomada de decisões políticas a partir de uma cosmovisão bíblica, de princípios básicos da fé, verdades fundamentais a respeito de Deus e de sua relação com o mundo. Diante disso, esta edição parcial do livro é concluída refletindo acerca de fé, obras e confiança em Deus ao trabalhar na política e no governo, mostrando como o cristão deve se portar sua vida toda: sempre confiando em Deus e também obedecendo a ele, numa vida repleta de "boas-obras" (Efésios 2.10).

Uma das coisas que, talvez, Wayne Grudem pudesse ter dado um pouco mais de atenção diz respeito ao fato de que as pessoas precisam entender bem o que significa a Igreja exercer certa influência política e não deixar que a política exerça influência na Igreja. São coisas bem diferentes e devem ser esclarecidas. 

Infelizmente, vemos com certa frequência alguns políticos pervertendo a reunião dos santos, transformando o púlpito em palanque e os cultos em comícios. As pessoas perderam de vista a maneira correta de ser uma boa influência na política e deixaram que políticos tornem-se uma péssima influência para a Igreja.

Por isso esse livro é tão importante. Ele ajuda a resgatar uma visão política sadia por parte dos cristãos, mostrando como deve acontecer o relacionamento entre Igreja e Estado, à luz da Bíblia, de modo que os governantes sejam devidamente cobrados para que exerçam suas funções não de acordo com seus próprios interesses, mas de acordo com a vontade de Deus, honrando a Ele em todo momento e servindo às pessoas de maneira digna.

Política Segundo a Bíblia é um bom livro e, apesar de ter algumas poucas opiniões pessoais do autor acerca de alguns assuntos, ainda assim é essencial e indico como uma leitura introdutória sobre política e cosmovisão cristã. Certamente, assim como eu, muitas pessoas têm muito a aprender com o vasto conhecimento que Wayne Grudem tem e compartilha de forma clara e coesa neste livro. Se você deseja aprender mais sobre o tema, recomendo a leitura.

Se quiser adquirir o livro, clique aqui.

Reply

or to participate.